Mobile marketing: a nova abordagem dos marketeers e dos novos turistas

Marco Paula Pinto, Célia M. Q. Ramos

Resumo


O Mobile Marketing é uma das áreas do marketing digital que apresenta mais potencialidades para as empresas, em geral e em particular para as da área do turismo. Permite a criação de um canal direto com o cliente, que lhe permite adquirir um estilo de vida mais versátil uma vez que lhe facilita a aquisição de produtos únicos graças à possibilidade de personalização, conetividade e mobilidade em qualquer lugar e a qualquer hora. O presente estudo tem como objetivo a sensibilização da importância do marketing digital para as empresas, principalmente das relacionadas com a atividade turística, o qual apresenta as características e identifica as potencialidades das funcionalidades associadas, bem como a evolução dos dipositivos móveis até ao impacto que as tecnologias mobile poderão causar nas empresas e na sociedade atual. No presente artigo, concluiu-se que a tecnologia está cada vez mais presente na sociedade e concede vantagens competitivas às empresas em termos de versatilidade, personalização e divulgação dos seus produtos através de um canal direto e em tempo real com o cliente, através de um dispositivo móvel que cada vez mais é considerado um acessório necessário para os consumidores.


Texto completo:

PDF

Referências


BALABAN, D. Visa Gearing Up For NFC Launches in UK, Working with Banks and Telcos. nfctimes.com. Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2013.

DRUCKER, P. Management Challenges for the 21st Century. Taylor & Francis Ltd. 2007.

EMARKETEER. A Sample of eMarketer's Topic Coverage. emarketeer.com. Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2013.

GOOGLE. Consumer barometer. Consumerbarometer.com. Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2013.

HOTELIERNEWS.COM.BR. Tripadvisor aumenta faturamento em 19%. Hoteliernews.com.br. Disponível em:

IMASTERS.COM. Em nova fase, Foursquare será mais social. Imasters.com.br. Disponível em: . Acesso em: 12 fev. 2013.

JONES, R. Why foursquare lags in europe (for now). m-cause.com. Disponívem em: . Acesso em: 28 fev. 2013.

KNOWTHIS.COM. History of Marketing. Knowthis.com. Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2013.

KOTLER, P. Marketing para o Século XXI. Editorial Presença. 1999.

LINDSTORM, M. Brandwashed. Gestão Plus.2012.

RAMOS, C.M.Q.; P.M.M. RODRIGUES. Os efeitos da Internet na Actividade Turística. Revista GEINTEC-Gestão, Inovação e Tecnologias, Brasil, nº 1 (2), pp. 64-83. 2011.

SOCIALBAKERS.COM. 10 Social Marketing Facts of 2012. Socialbakers.com. Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2013.

SVENSSON, P. Gadget Watch: Samsung shows bendable phone screen. Vegasinc.com. Disponível em: . Acesso em: 23. Mar. 2013.

THEMICROSSYSTEMSINC. Traveler of the Future- Stories of Cathy and Dan. Youtube.com: Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2013.

WEARDEN, G. (2013). Anytime, any place, anywhere. Retrieved 02 15, 2013, from Guardian.co.uk: http://www.guardian.co.uk/mobile-marketing/mobile-habits-environment




DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v4i5.394

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]