Perfil inovador e o perfil empreendedor: um estudo de caso no setor metalmecânico

Claudia Prantz, Alexandra Andreis, Evandro Busato Saciloto, Simone Fonseca de Andrade, Pelayo Munhoz Olea, Eric Charles Henri Dorion

Resumo


No atual contexto competitivo, desafios e incertezas cercam as organizações e, por seguinte, desafiam seus decisores. Estes precisam ter a capacidade de identificar novas possibilidades de negócio, novas melhorias em processos e produtos, saibam trabalhar de maneira eficaz com recursos muitas vezes limitados. Além disso, espera-se que os executivos sejam capazes de administrar as mudanças e trazer retorno à organização e aos seus parceiros, com vistas a manter e melhorar suas relações no mercado. Para alcançar esses objetivos, os gestores precisam aliar características empreendedoras e inovadoras no exercício de suas funções. O objetivo desse estudo foi identificar os elementos que caracterizam o perfil empreendedor e o perfil inovador nas duas maiores empresas metalmecânicas de Caxias do Sul, bem como identificar se seus gestores, vinculados a áreas onde surgem as inovações, possuem características empreendedoras. Optou-se pela pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, onde utilizou-se o método de estudo de caso. A análise estabeleceu um paralelo entre os conceitos que envolvem o perfil empreendedor e o perfil inovador por meio do comportamento dos principais decisores no processo de inovação dessas empresas. Foram aplicados questionários estruturados e auto administrados, com perguntas abertas, ao gerente comercial e ao diretor de Engenharia de cada empresa. Como conclusão, os resultados mostraram que esses gestores, além de possuírem perfil inovador, também possuem características empreendedoras, demonstrando que há indícios de uma aproximação entre esses dois perfis e conceitos.


Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2004.

COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de Pesquisa em Administração. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

DRUCKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor. Cengage Learning Editores, 1986.

_________. Sociedade pós-capitalista. São Paulo: Pioneira, 1993.

FARRELL, L. C. Entrepreneurship. São Paulo: Atlas, 1993.

FILION, L. J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. RAUSP. São Paulo, v. 3, n. 2, p. 05-28, abril/jun. 1999.

GARZON , D. A comparação de competências empreendedoras pessoais entre empresários e executivos do setor de serviços. Serviços a Empresas, Vol. 4, n o s 3-4, 2010, p. 289-303.

MALHOTRA, .h K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MC CLELLAND, D. C. A sociedade competitiva: realização & progresso social. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1972.

RICHARDSON, R.J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: 3ª ed. Atlas, 1999.

SCHUMPETER, J.A. Capitalismo, socialismo, democracia. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961.

_________. Teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1982.

SIMANTOB, M.; LIPPI, R.. Guia valor econômico de inovação nas empresas. Globo Livros, 2003.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.




DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v4i5.393

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]