Argilas na cosmetologia: prospecção tecnológica baseada em patentes e artigos

Rogério Almiro Oliveira Silva, Lana Grasiela Alves Marques, Maria Rita de Morais Chaves Santos, Cláudia do Ó Pessoa

Resumo


O uso das argilas com propriedades tecnológicas tem despertado grandes interesses nas indústrias de diversos ramos, por ser um argilomineral abundante no Brasil e economicamente viável, como também, ao ser descartado não agride o meio ambiente. Dentre suas aplicações, destaque na cosmetologia, que está relacionada com o ajuste das propriedades reológicas, estabilidade de emulsões e suspensões e na liberação controlada de substâncias específicas. Esta prospecção foi realizada, usado as bases de patentes do INPI, EPO e USPTO e científica Web of Science. Os dados mostram a China como maior detentora de patentes na área de cosméticos, tendo 26 depósitos de patentes, o Brasil com 12 patentes depositadas, encontra-se em terceiro lugar, o que mostra o avanço das pesquisas na proteção desses produtos. O maior número das patentes encontradas nas preparações cosméticas é para uso em hidratantes e em formulações de detergentes. As publicações científicas mostram que os Estados Unidos lideram o ranking de publicações. A prospecção mostra que a pesquisa com argilas na área de cosmético é promissora.

 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v2i2.37

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]