Gestão de tecnologias no agrobusiness: um estudo de caso na produção de abacaxi em Porto Velho, Brasil.
Resumo
Esta tarefa está voltada para o estudo da atividade de Agronegócios com foco para os Sistemas Agroindustriais no cultivo da lavoura do abacaxi, no município de Porto Velho, estado de Rondônia, Brasil. O objetivo desta pesquisa é investigar a influência da Gestão Tecnológica nas práticas de agricultura local, inferindo sobre a relação entre contexto tecnológico e aumento do desempenho e produtividade. Como suporte, foi utilizada a Teoria de Sistemas seguindo as recomendações de Chiavenato (2003). Possui como objetivos específicos (1) descrever o processo de produção realizado pela unidade de cultivo agrícola, (2) analisar a Gestão de Tecnologia aplicada aos processos produtivos e (3) apresentar propostas e medidas de adequação para melhoria da produtividade. A tarefa tem suporte no Método de Estudo de Caso, com os procedimentos comuns a uma pesquisa qualitativa. Como resultados são apresentados a descritiva dos processos investigados com diagramação e demonstração das práticas de cultivo da cultura de abacaxis; análise da utilização do fator tecnológico aplicado à produção de modo a identificar as formas de Gestão da Tecnologia encontradas no processo, oferecendo a partir dos dados levantados oportunidades para implementação tecnológica na atividade; e propostas para medidas de adequação dos processos com foco para o aumento da produtividade por meio da elaboração de rotinas, projetos de inovação e atitudes empreendedoras. A análise possibilitou inferir sobre as práticas produtivas, onde se destaca a importância da participação da instituição acadêmica com as organizações locais, incentivando, pois, a elaboração de modelos estruturantes e políticas públicas que beneficiam os empreendimentos regionais.
Texto completo:
PDFReferências
AQUILANO, N. J.; CHASE, R. B.; JACOBS, F. R. Administração da produção para a vantagem competitiva. São Paulo: Bookman, 2006.
ARAÚJO, M. J. Fundamentos de agronegócios. São Paulo: Atlas, 2009.
CAVALCANTI, M. Gestão estratégica de negócios. São Paulo: Thomson, 2007.
CHAMBERS S.; JONHSTON, R.; SLACK, N. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 2002.
CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003 .
CHIAVENATO, I. Administração da produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
CORRÊA, C. A.; CORRÊA, H. L. Administração da Produção e Operações (Manufatura e Serviços: Uma Abordagem Estratégica). São Paulo: Atlas, 2005.
CRESWELL, J.W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007.
DIAS, R.; MATOS, F. Alianças estratégicas: cooperar para competir. Campinas: Alínea, 2012.
EMBRAPA. Cultivo do abacaxi em Rondônia. Acesso em 03 dez 2013.
FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2004.
GEORGE, J. M.; JONES, G. R. Fundamentos da Administração Contemporânea. Porto Alegre: Bookman, 2011.
LONGO, W. P. Tecnologia e soberania nacional. São Paulo: Nobel, 1984.
MENDES, J. T. G. Agronegócio: uma abordagem econômica. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
QUEIROZ, T. R.; ZUIN, F. S.; [et al.]. Agronegócio: gestão e inovação. São Paulo: Saraiva, 2006.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.
SIENA, Omar. Metodologia da pesquisa científica: elementos para elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos. Porto Velho: PPGMAD/UNIR, 2007.
DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v4i3.365
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais
__________________________________
ISSN: 2237-0722
A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:
Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Rua Josué de Carvalho Cunha 395, Coroa do Meio, Aracaju, SE.