Gestão de tecnologias no agrobusiness: um estudo de caso na produção de abacaxi em Porto Velho, Brasil.

Natália Talita Araújo Nascimento, Sara Santos Medrado, Fredy Togni, Ítalo de Paula Casemiro, Flávio de São Pedro Filho

Resumo


Esta tarefa está voltada para o estudo da atividade de Agronegócios com foco para os Sistemas Agroindustriais no cultivo da lavoura do abacaxi, no município de Porto Velho, estado de Rondônia, Brasil. O objetivo desta pesquisa é investigar a influência da Gestão Tecnológica nas práticas de agricultura local, inferindo sobre a relação entre contexto tecnológico e aumento do desempenho e produtividade. Como suporte, foi utilizada a Teoria de Sistemas seguindo as recomendações de Chiavenato (2003). Possui como objetivos específicos (1) descrever o processo de produção realizado pela unidade de cultivo agrícola, (2) analisar a Gestão de Tecnologia aplicada aos processos produtivos e (3) apresentar propostas e medidas de adequação para melhoria da produtividade. A tarefa tem suporte no Método de Estudo de Caso, com os procedimentos comuns a uma pesquisa qualitativa. Como resultados são apresentados a descritiva dos processos investigados com diagramação e demonstração das práticas de cultivo da cultura de abacaxis; análise da utilização do fator tecnológico aplicado à produção de modo a identificar as formas de Gestão da Tecnologia encontradas no processo, oferecendo a partir dos dados levantados oportunidades para implementação tecnológica na atividade; e propostas para medidas de adequação dos processos com foco para o aumento da produtividade por meio da elaboração de rotinas, projetos de inovação e atitudes empreendedoras. A análise possibilitou inferir sobre as práticas produtivas, onde se destaca a importância da participação da instituição acadêmica com as organizações locais, incentivando, pois, a elaboração de modelos estruturantes e políticas públicas que beneficiam os empreendimentos regionais.


Texto completo:

PDF

Referências


AQUILANO, N. J.; CHASE, R. B.; JACOBS, F. R. Administração da produção para a vantagem competitiva. São Paulo: Bookman, 2006.

ARAÚJO, M. J. Fundamentos de agronegócios. São Paulo: Atlas, 2009.

CAVALCANTI, M. Gestão estratégica de negócios. São Paulo: Thomson, 2007.

CHAMBERS S.; JONHSTON, R.; SLACK, N. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 2002.

CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003 .

CHIAVENATO, I. Administração da produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

CORRÊA, C. A.; CORRÊA, H. L. Administração da Produção e Operações (Manufatura e Serviços: Uma Abordagem Estratégica). São Paulo: Atlas, 2005.

CRESWELL, J.W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007.

DIAS, R.; MATOS, F. Alianças estratégicas: cooperar para competir. Campinas: Alínea, 2012.

EMBRAPA. Cultivo do abacaxi em Rondônia. Acesso em 03 dez 2013.

FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2004.

GEORGE, J. M.; JONES, G. R. Fundamentos da Administração Contemporânea. Porto Alegre: Bookman, 2011.

LONGO, W. P. Tecnologia e soberania nacional. São Paulo: Nobel, 1984.

MENDES, J. T. G. Agronegócio: uma abordagem econômica. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

QUEIROZ, T. R.; ZUIN, F. S.; [et al.]. Agronegócio: gestão e inovação. São Paulo: Saraiva, 2006.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.

SIENA, Omar. Metodologia da pesquisa científica: elementos para elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos. Porto Velho: PPGMAD/UNIR, 2007.




DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v4i3.365

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]