Sistema alternativo para secagem de cacau e geração de energia

Geovana Pires Araujo Lima, Jorge Henrique Sales, Afonso Andrade Portugal

Resumo


O presente artigo apresenta a viabilidade na implementação de um sistema fotoelétrico isolado para redução de custos com eletricidade e propõe a utilização de uma estufa de secagem de grãos em uma pequena fazenda cacaueira na cidade de Ilhéus/BA. Para a análise da viabilidade da implementação do sistema fotovoltaico, foram selecionados somente os equipamentos de iluminação, devido à utilização mais comum. Em seguida com ajuda da ferramenta CAD foi estudada a distribuição do sistema fotoelétrico, com o objetivo de encontrar o melhor percentual de rendimento, a definição do número de painéis, o modelo e a quantidade de conversores de corrente. Com os resultados obtidos, foi possível comparar o investimento feito no sistema fotovoltaico e associar com os custos da energia elétrica durante 30 anos.  Neste trabalho, também é apresentada uma estufa de secagem para amêndoas de cacau, sendo uma proposta multidisciplinar de aplicação da modelagem matemático computacional, usando softwares de simulação como ferramentas básicas para o desenvolvimento do projeto. Essa inovação é uma estufa especial, disposta verticalmente, constituído por bandejas, colocadas umas sobre as outras comportando em torno de 40 bandejas.


Texto completo:

PDF

Referências


APOLO11. Latitude e Longitude das Cidades Brasileiras. Disponível em: . Acesso dia 15 abr. 2013.

ATLAS, Solarimétrico do Brasil. Recife Editora Universitária da UFPE, 2000.

COELBA. Fornecimento de Energia Elétrica em Média Tensão à Edificação e Uso Coletivo. Grupo Neoenergia, nov 2013.

MINHA CASA SOLAR. Disponível em: . Acesso dia 25 abr. 2013.

RÜTHER, R. Edifícios Solares Fotovoltaicos. 1º edição. Editora UFSC/ LABSOLAR. Florianópolis, 2004.

SALES, J. H. O. e SUZUKI, A. T.. Plane and Parabolic Solar Panels, UKC 2009, Raleigh. Creative Minds for Global Sustainability. raleigh : North Carolina State University, (2009).

SHAYANI, R. A.; OLIVEIRA, M. A.; CAMARGO, I. T. C. Comparação do Custo entre Energia Solar Fotovoltaica e Fontes Convencionais. Congresso Brasileiro de Planejamento Energético (V CBPE). Brasília, 2006.

SOLAR BRASIL. Cartilha de Energia Solar: Produtos e Especificações Técnicas. São Paulo, 2010. SOLARTERRA.

Energia Solar Fotovoltaica: Guia Prático. São Paulo, [entre 2000 e 2013].

SOLENERG, engenharia - Energia Solar Fotovoltaica, Belo Horizonte - Minas Gerais, Brasil (2013)

YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A. Física IV: Ótica e Física Moderna. 12º edição. Editora Pearson Education do Brasil. São Paulo, 2009




DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v5i1.352

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]