Controladoria como ferramenta para análise de viabilidade de investimento: caso das cooperativas médicas

Daniel Rech Oliveira, Sergio Cavagnoli Guth, Maria Emilia Camargo, Marta Elisete Ventura da Motta, Maria Teresa Martiningui Pacheco, Gabriela Zanandrea, Beatriz Lucia Salvador Bizzoto, Raquel Viviane Fiamenghi Prusch

Resumo


Os investimentos são vitais para equilibrar a economia de um país, assim como, para a continuidade e a sobrevivência das organizações, contudo, faz-se necessário identificar e analisar os fatores que podem influenciar na implantação e desenvolvimento de um empreendimento. Desse modo, para investir em novos negócios ou até mesmo aprimorar aqueles já existentes torna-se importante identificar e analisar os fatos que podem influenciar a sua viabilidade econômico-financeira. Neste contexto, este artigo teve como objetivo desenvolver um estudo para avaliar a controladoria como ferramenta fundamental para orientar a tomada de decisão dos gestores de instituições clínicas e hospitalares, no que tange a análise de investimentos, em contrapartida com sua viabilidade e seu retorno. A pesquisa assumiu um caráter exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa, estimando-se a viabilidade da transformação de uma clínica médica em um hospital (privado ou filantrópico), sendo objeto de estudo uma cooperativa de serviços médicos. Por fim, os resultados demonstraram a plena viabilidade do investimento de ampliação da clínica médica em um hospital, sendo este privado ou filantrópico.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v4i2.340

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. revistageintec@gmail.com