Mapeamento tecnológico da goma xantana sob o enfoque em pedidos de patentes depositados no mundo entre 1970 a 2009

Bruna Aparecida Souza Machado, João Henrique de Oliveira Reis, Tamiris Vilas Boas Figueiredo, Janice Izabel Druzian

Resumo


A goma xantana é um biopolímero comercial produzido por fermentação de glicose pelas bactérias do gênero Xanthomonas, com larga aplicação industrial, principalmente para a indústria de alimentos, farmacêutica e petroquímica. Devido à importância econômica deste polissacarídeo, o objetivo deste trabalho foi analisar as potencialidades, características e evolução das competências tecnológicas, traduzidas através de dados estatísticos de patentes, no que diz respeito à produção e utilização da goma xantana bem como suas aplicações industriais, no período de 1970 a 2009. O termo documento de patente abrange pedidos de patente publicados ou patentes concedidas. A pesquisa foi realizada a partir de palavras-chave do tema abordado e com os códigos da classificação internacional de patentes na base de dados do Escritório europeu, o Espacenet. O primeiro documento de patente identificado foi de 1973, tendo como o país de origem os Estados Unidos, que até 2009 apresentou o maior número de patentes depositadas relacionadas à produção e aplicação da goma xantana. O Brasil ainda possui poucas patentes na área, sendo necessários mais incentivos que visem aumentar o cenário inovativo do país.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v2i2.34

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]