Adoção de variedade de feijão biofortificado por produtores rurais em Girau do Ponciano, Alagoas

Sayonara Marinho Soares Borges, José Gouveia de Figueiroa, Thyara Figueredo França Merlo

Resumo


O objetivo desse trabalho é verificar a adoção do feijão biofortificado BRS Pontal por produtores rurais de uma comunidade no município de Girau do Ponciano/AL. A variedade, desenvolvida pela Embrapa Arroz e Feijão (Brasília/DF) em parceria com a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju/SE) foi disponibilizada para os produtores rurais em maio de 2012 e após um ano ocorreu a verificação de adoção junto a esse público-alvo. Para realizar a pesquisa de adoção utilizou-se de estratégias de Transferência de Tecnologia (TT), que vão desde a articulação entre a Pesquisa Científica, Secretaria Municipal de Agricultura de Arapiraca, Alagoas, e os órgãos de assistência técnica (EMATER/AL). A estratégia de TT utilizada pelo Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias (SPAT), da Embrapa Tabuleiros Costeiros, foi intermediada pela Pesquisa em articulação com a Secretaria de Estado de Agricultura de Alagoas, possibilitando o envolvimento do órgão de assistência técnica daquela região em todo o processo.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v3i4.316

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. revistageintec@gmail.com