Análise da produção de côco no estado de Sergipe frente ao crescimento da cultura no nordeste e no Brasil

Luciano Alves de Jesus Júnior, Alexandre Cardoso Tommasi, Antonio Martins de Oliveira Júnior, Suzana Leitão Russo

Resumo


O coco no Brasil é considerada uma frutífera de grande importância econômica e social em virtude da ampla variabilidade de produtos que podem ser obtidos com a sua exploração. Nos últimos anos no Brasil o cultivo de coco vem desencadeando transformações em termos econômicos e produtivos promovendo um novo arranjo geo-produtivo. O objetivo deste trabalho é caracterizar a evolução da cultura do coco no estado de Sergipe frente aos cenários produtivos da região Nordestina e Brasileira. A metodologia utilizada foi embasada na estatística descritiva como método de sintetizar uma série de valores, de 1990 a 2011, obtido através de órgão oficial brasileiro. No Brasil as maiores plantações e produções de coco se concentram na região do Nordeste. A cocoicultura no estado de Sergipe representa importante fonte de renda para muitos produtores, ocupando aproximadamente 39.000 mil ha, dos quais 80% estão localizados em área de baixada litorânea e tabuleiros costeiros. Atualmente é o estado com o terceiro maior produção de e em área plantada de coco no país, destinado principalmente a produção de coco seco. Observa-se que a contribuição do estado para a produção nordestina e brasileira aumentou substancialmente, graças ao incremento em produtividade. Fato este que demonstra a evolução tecnológica nos últimos 20 anos com a cultura do coqueiro. Mesmo assim o cenário geoeconômico e político do estado de Sergipe demonstram caráter de preocupação frente às transformações que se evidenciam, como expansão do cultivo de coco a outras regiões e, possivelmente na maior importação de coco beneficiado de outros países, que culminam no aumento de competitividade do setor.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v3i4.315

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. revistageintec@gmail.com