Sistema construtor de circuitos e sua aplicação na roteirização de coleta de lixo domiciliar

Hassan Sherafat

Resumo


A roteirização de veículos é uma fase crítica em muitos serviços de transporte e logística. Nesse artigo é relatado o desenvolvimento de um sistema computacional denominado Sistema Construtor de Circuitos (SCC) que serve para determinar um circuito de custo mínimo que cobre um dado subconjunto de arcos, arestas e nós de um grafo misto (a exemplo de uma malha urbana), sujeito a restrições de conversão nos vértices (restrições que inibem conversões indesejáveis, ou proibidas nos cruzamentos). Testes computacionais confirmam a eficiência do SCC na obtenção de soluções próxima a ótimas para problemas razoavelmente grandes. A aplicação do SCC na roteirização de coleta de lixo é ilustrada e discutida.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v3i4.310

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]