Prospecção tecnológica de produtos dietéticos a base de frutas entre 1976 a 2013

Adriana Santos da Silva, Eliete da Silva Bispo, Janice Izabel Druzian

Resumo


Atualmente a procura por produtos mais saudáveis e inovadores, que sejam seguros e de prática utilização tem se intensificado. Seguindo esta tendência cresce o consumo de produtos diet e light. A substituição do açúcar por edulcorante é percebida na indústria que cada vez mais está lança no mercado produtos que possam atender às expectativas do consumidor. Neste contexto, esta prospecção buscou identificar através do levantamento de patentes publicadas ou concedidas, no que diz respeito à métodos,  equipamentos e produtos dietéticos ou de baixa calorias e suas aplicações industriais no  período de 1976 a 2013. A pesquisa foi realizada a partir de palavras-chave do tema e com códigos da classificação internacional de patentes na base de dados do Espacenet e INPI. O primeiro documento de patente identificado foi de 1976, sendo uma bebida a base de cola e frutas utilizando sacarose e maltitol como edulcorantes. O Brasil possui 17 patentes relacionadas a alimentos para fins dietéticos estando relacionados com a indústria de alimentos e farmacêutica, e à alimentos para indústria veterinária. Os principais detentores desta tecnologia são os países Asiáticos, liderados pela China que se destaca no número patentes depositadas relacionadas ao assunto. Apesar da crescente expansão deste mercado, é preciso discutir o processo de regulamentação dos produtos, estabelecer bases tecnológicas e científicas para o seu melhor desenvolvimento e viabilizar uma produção com alimentos que além de satisfazerem às necessidades nutricionais básicas desempenhavam efeitos fisiológicos benéficos.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v3i4.308

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]