Avaliação da obtenção de concentrado proteico por via fermentativa partir de Moringa oleífera lam

Lucas Almeida Leite Costa Lima, Denise Gonçalves Costa, Tatiana Pacheco Nunes, Antônio Martins de Oliveira Junior

Resumo


A Moringa oleífera Lam é uma planta nativa da Índia que é cultivada em vários países por apresentar características de fácil adaptação a climas áridos e solos pobres em nutrientes. Estudos estão sendo desenvolvidos com finalidade de enriquecer nutricionalmente alguns alimentos, como, por exemplo, massas e cereais, nos quais são adicionados extratos de plantas com alto teor nutricional. O interesse na pesquisa por novas fontes protéicas não convencionais com o objetivo de estudar suas propriedades funcionais para aplicação na indústria alimentícia é cada vez maior. Concentrados protéicos obtidos a partir de folhas são uma dessas fontes devido ao perfil favorável de aminoácidos e propriedades funcionais. Uma boa alternativa para o extrato é a utilização das folhas de Moringa oleífera que apresenta um excelente potencial nutritivo, sendo fonte de proteínas, vitaminas e minerais, e ainda, de fácil cultivo em regiões semi-áridas. Neste trabalho, objetiva a obtenção do concentrado protéico das folhas de Moringa, por métodos de extração que proporcionem poucas perdas nutricionais, para ser adicionado em produtos alimentícios.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v3i4.307

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. revistageintec@gmail.com