Estudo da cinética de secagem, extração, caracterização e estabilidade térmica do óleo das sementes de maracujá do mato (Passiflora cincinnata mast.)

Julianna Karla Santana Andrade, Gabriel Francisco da Silva, Lília Calheiros de Oliveira Barretto, João Antonio Belmino dos Santos

Resumo


O objetivo deste trabalho foi estudar a viabilidade de aproveitamento de semente de maracujá do mato (Passiflora cincinnata Mast.) para a extração de óleo. As sementes foram desidratadas em um secador convectivo, com finalidade de estudar as melhores condições de secagem nas temperaturas de 50, 60 e 70° C e ajustar os dados experimentais de cinética de secagem aos modelos matemáticos propostos pelas equações de Brooker, Fick, Lewis e dos Resíduos, utilizando-se regressão não-linear. Também foram realizadas as extrações dos óleos dessas sementes, nas diferentes temperaturas estudadas, através do sistema Soxhlet. Posteriormente, foram realizadas as análises físico-químicas e de estabilidade térmica dos óleos. Os modelos de Brooker e Lewis obtiveram os melhores ajustes para a cinética de secagem na temperatura de 70°C, cujo R² foi superior a 0,9998. Os óleos extraídos das sementes apresentaram densidade entre 0,90 e 0,94; índice de refração com valores entre 1,45 e 1,48 e atividade de água entre 0,58 e 0,74. Quanto à estabilidade térmica, as curvas de TG/DTG e DSC apresentaram picos endotérmicos e exotérmicos, indicando perda de voláteis e decomposição térmica dos resíduos, sendo a amostra totalmente decomposta até 600°C.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v3i4.306

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]