Avusability: uma aplicação para apoiar a avaliação de usabilidade de interfaces da web

Diego Santana Silveira, Maria Augusta Silveira Netto Nunes

Resumo


A usabilidade de interfaces computacionais tem grande impacto na aceitação e no sucesso de um site ou aplicação web. Diante disso, diversos métodos e ferramentas de suporte à avaliação de usabilidade de interfaces vêm sendo desenvolvidos nos últimos anos. Neste artigo, é apresentada a aplicação AvUsability, desenvolvida para apoiar a avaliação de usabilidade de interfaces da Web, a partir do uso da técnica de avaliação Checklist e com o diferencial de sugerir correções para os problemas de usabilidade identificados. Um estudo de caso foi realizado para avaliar a viabilidade da ferramenta desenvolvida. Os resultados desse estudo permitiram comprovar a simplicidade e eficácia da ferramenta na identificação dos problemas de usabilidade das interfaces da aplicação Web SIGAA.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v3i4.303

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. revistageintec@gmail.com