Prospecção Tecnológica do Uso da Prata Contra Microorganismos Nocivos em Sistemas de Água

Lucindo José Quintans Júnior, Márcio Roberto Viana dos Santos, Adriano Antunes de Souza Araújo

Resumo


A água, apesar de hoje ser um elemento indispensável à vida, é também uma fonte de contaminação e veículo de transmissão de doenças. As pesquisas e tecnologias realizadas para tratamento de água são inúmeras e tornam-se uma preocupação constante dos pesquisadores. Nesse contexto, um elemento estudado e com seus efeitos antimicrobianos bem conhecidos é a prata (Ag). Assim, esse estudo objetivou a realização de uma prospecção tecnológica nas bases patentearias nacional e mundial, a fim de caracterizar as pesquisas que estão sendo realizadas com o uso da prata nesse meio. O estudo mostrou um acentuado avanço tecnológico na área de tratamento de água, sendo os Estados Unidos o país que mais deposita patentes. Entretanto, quando a pesquisa refere-se à tratamento de água com prata, o número de patentes é extremamente reduzido, tornando o seu uso uma lacuna tecnológica a ser explorada.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v1i1.3

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]