Utilização de software para simulação de processos: uma aplicação nas unidades de tratamento de águas ácidas de refinaria

Iury Sousa e Silva, João Rui Barbosa de Alencar, Leandro Danielski

Resumo


As correntes de águas ácidas são águas de processo, sendo assim, águas de alto custo para uma refinaria. No processamento de petróleo essas correntes são preocupantes devido à sua composição, contendo em maior quantidade gás sulfídrico (H2S) e amônia, com pequenas quantidades de outros ânions presentes como fenóis, cianetos e traços de CO2.  As unidades de tratamento de águas ácidas têm sua importância elevada devido ao impacto ambiental, pois além de remoção de contaminantes, a água tratada é reutilizada dentro da refinaria. Para simulação de unidades de processo, o software de uso comercial Aspen Plus® da Aspen Tech® é uma apropriada ferramenta de modelagem, desempenho para a indústria química. No presente trabalho foi estudado a unidade de tratamentos de águas ácidas de refinarias, analisando os efeitos das espécies eletrolíticas presentes no processo de separação, implementando e simulando a unidade de tratamento de águas ácidas de refinaria e avaliando os efeitos de variáveis pelo software de processos Aspen Plus® 7.2. Desta forma serão obtidas condições ótimas de operação das unidades de tratamento de águas ácidas em função de configurações de processo específicas, sendo possível avaliar o rendimento do tratamento das correntes.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v3i4.298

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]