Utilização de software CAD e CAE no desenvolvimento de produto sustentável para aquecimento de água

Jorge Henrique Sales, George W. L Nobre Filho, Everton Costa Santos

Resumo


Atualmente a engenharia tem preocupação em desenvolvimento de projetos que atendam as necessidades socioambientais. Neste trabalho, apresenta-se um produto que usa o conceito de sustentabilidade visando auxiliar na ação contra alguns dos problemas ambientais que afetam o planeta, sendo grande parte destes associados ao uso irracional de recursos, como energia e a água.  O produto utiliza materiais recicláveis para obter um painel solar, denominado de ASAR (Aquecedor Solar Alternativo por Reflexão) com a função de aquecer água para uso residencial. Com base do método do modelo de referência, foi feita a modelagem e simulação com ferramentas como o CAD e CAE.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v3i4.297

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]