Prospecção tecnológica: moléculas bioativas derivadas de produtos naturais

Thalisson Amorim de Souza, Douglas Dourado Oliveira, Edijane Matos Sales

Resumo


Moléculas bioativas são provenientes da purificação de extratos naturais através de técnicas de separação, como cromatografia. O estudo fitoquimico dessas moléculas vem se desenvolvendo devido ao potencial farmacológico, representando dessa maneira uma alternativa as terapias convencionais. Essa prospecção tecnológica tem por objetivo revelar o panorama mundial das moléculas biotivas e suas aplicações. Para tal, foi realizada um levantamento em base de dados de patentes, INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e WIPO (Organização Mundial de Propriedade Intelectual). Assim, evidenciou-se que a China seguida dos EUA lideram o ranking de patentes depositadas.Também foi perceptivel a existência de um número grande de patentes em âmbito internacional em relação as registradas nacionalmente.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v3i4.295

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]