Portfolio Project Management (PPM) em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) voltado para ações de uma instituição de ciência e tecnologia (ICT)

Antônio Genésio Vasconcelos Neto, Vitor Hugo de Oliveira, Lucas Antonio de Sousa Leite, Eduardo Santos Galas, Edineide Maria Machado Maia

Resumo


A oferta de tecnologias resultantes de atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) por parte das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) é um diferencial competitivo a ser buscado, tendo em vista sua importância para o posicionamento estratégico do país, bem como para contribuição do desenvolvimento, trazendo consigo benefícios sociais, ambientais e econômicos. Diante deste desafio, apresenta-se uma proposta de Portfolio Project Management (PPM) de projetos de New Product Development (NPD) em uma ICT, tendo em vista a necessidade de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias fomentadoras de oportunidades para que os setores produtivos possam implementá-las e atuarem na promoção de inovações tecnológicas na sociedade. Para isto, apresentam-se resultados práticos decorrentes de action research, com o intuito de oportunizar uma visão ambidestra de reestruturação organizacional focada cultura de inovação tecnológica.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v3i4.293

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]