Uma abordagem diferenciada no ensino de algoritmos através da utilização de uma lousa digital

Walter Priesnitz Filho, Ilse Abegg, Eugenio de Oliveira Simonetto

Resumo


O ensino de algoritmos e programação de computadores costuma apresentar altos índices de reprovação em função dos altos níveis de abstração necessários, e à complexidade apresentada no desenvolvimento das bases conceituais destas disciplinas. Este artigo apresenta uma estratégia de ensino diferenciada para o ensino de disciplinas de algoritmos. Esta estratégia tem como objetivo facilitar o estabelecimento de relações entre os conhecimentos que os estudantes vão desenvolvendo no decorrer da disciplina com os novos conhecimentos necessários para a conclusão exitosa da mesma tendo a lousa digital como elemento responsável pelo estabelecimento destas relações. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste trabalho foi a pesquisa-ação com a aplicação de um instrumento de coleta de dados com questões abertas no final do semestre letivo para verificar os resultados obtidos a partir da aplicação desta estratégia. Após a análise dos questionários, pode-se constatar a eficiência da estratégia proposta em decorrência dos resultados obtidos através da análise das respostas ao questionário aplicado. Foi identificado pelos estudantes, em 100% das respostas, que a estratégia proposta foi agente facilitador no processo de aprendizagem. E a utilização da lousa digital como recurso de promoção desta estratégia foi identificada por mais de 92% dos estudantes também como elemento facilitador deste processo.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v2i2.29

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]