Caracterização da produção de culturas (feijão, milho, mandioca, mamona, sisal) e criação por cabeça de bovino, caprino e ovino) no território do sisal ( bahia )

Alexandre Cardoso Tommasi, Luciano Alves de Jesus Junior, Antonio Martins de Oliveira Júnior, Carlos Roberto Martins

Resumo


O Território do Sisal, localizado no semiárido baiano, conhecido por sua elevada produção de sisal, resultante da alta adaptabilidade dessa cultura e a importância da agricultura familiar (96,6%) em relação à patronal. Em função da pouca diversidade edafoclimática existem sérias limitações quanto à diversificação agropecuária. Porém alguns municípios se destacam isoladamente na produção de culturas específicas e/ou criações. Nesta pesquisa objetivou-se caracterizar a produção das culturas de feijão, milho, mandioca, mamona, e da pecuária (bovino, caprino e ovino), do Território do Sisal, gerar documentos, com base em indicadores, para que as instituições de fomento e pesquisa possam entender melhor a realidade local e assim priorizar, com maior efetividade, a relevância e a urgência das ações de pesquisa dentro desse Território. A estatística descritiva foi utilizada para sintetizar o conjunto de valores, permitindo assim uma visão global dos dados. Os dados foram coletados entre o período 1990 e 2010 de instituições governamentais federais e estaduais. A produção por cabeça de bovinos em Tucano, a de caprinos e ovinos em Monte Santo.

CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE CULTURAS (FEIJÃO, MILHO, MANDIOCA, MAMONA, SISAL) ECRIAÇÃO POR CABEÇA DE BOVINO, CAPRINO E OVINO) NO TERRITÓRIO DO SISAL ( BAHIA )


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v3i4.288

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. revistageintec@gmail.com