Análise da evolução dos indicadores de produção científica e de produção tecnológica na Universidade Federal de Sergipe

Rafaela Silva, Adonis Reis de Medeiros Filho, Edilson Araújo Pires, João Antonio Belmino dos Santos

Resumo


A Universidade Federal de Sergipe, em dezembro de 2012, contava com 1.148 docentes em seu quadro de pessoal, sendo 66% detentores do título de doutor. Considerando como ponto de partida o ano de 1979, quando foi registrada a primeira publicação de artigo oriundo da UFS, o objetivo deste trabalho é descrever, aferir a evolução e correlacionar a produção científica dos pesquisadores da Universidade com os dados relativos aos depósitos de patentes que tenham autoria dos pesquisadores da instituição, tentando colaborar com a construção de indicadores locais. Antes disso, sublinham-se algumas noções relativas à construção de indicadores de C,T&I, bem como o uso da bibliometria na análise destas atividades. Para o estudo, foram consultadas: a base de dados SCOPUS e as bases de busca de patentes do INPI e Espacenet. Os dados foram agrupados e transformados em gráficos que demonstram elementos detalhados sobre o crescimento no número de publicações científicas e de depósitos de patentes. Entre momentos de ascensão e de estagnação da evolução desses indicadores, pontua-se a distância entre a produção científica e a tecnológica, confirmando a necessidade de maior sinergia para estimular um ambiente intensivo em C,T&I que favoreça a apropriação de tecnologias pela sociedade e setor produtivo.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v3i4.285

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. revistageintec@gmail.com