Caracterização físico-química do repolho roxo (Brassica oleracea)

Gilcenir dos Santos, Sharlene Dias, Patrícia Constant, João Antonio Belmino dos Santos

Resumo


O repolho roxo é uma planta herbácea, originária do mediterrâneo, encontrada em todos os períodos do ano, contemplador de poucas calorias e rico em antocianina, um pigmento natural, de fácil extração, solúvel em água que confere a coloração vermelha a alimentos, podendo ser utilizado na indústria alimentícia em substituição aos corantes sintéticos. O presente trabalho teve como objetivo realizar a caracterização físico-química do repolho roxo e do seu extrato obtido por maceração em etanol 70% acidificado com HCl 1N e concentrado em evaporador rotatório com intuito de ser utilizado para a obtenção de um corante natural, possuidor de substância promissora na prevenção de doenças degenerativas como o câncer e doenças cardiovasculares. Foram determinados pH, acidez total titulável (ATT), sólidos solúveis(°Brix), atividade de água, umidade e cor . Tanto repolho roxo in natura quanto o seu extrato concentrado apresentou um elevado teor de água e baixa acidez, condições favorável ao desenvolvimento de microorganismo, houve perda na coloração vermelha na produção do extrato concentrado.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v3i4.284

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. revistageintec@gmail.com