Respeito à cidadania: provendo acessibilidade web na Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Quelita Araújo Diniz da Silva, Maria Augusta Silveira Netto Nunes, Adicinéia Aparecida de Oliveira

Resumo


O acesso à informação facilitado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) é um dos principais elementos da sociedade do conhecimento, sendo visto como possibilidade de inclusão social. Entretanto, alguns indivíduos possuem necessidades, permanentes ou temporárias, que os limitam no acesso às informações disponibilizadas, mantendo-os à periferia da sociedade. Este trabalho tem como objetivo discutir a acessibilidade na Web, discutindo os principais padrões, as diretrizes e técnicas para o projeto de webapps acessíveis. Como também, expor o conceito de tecnologias assistivas e como elas adequam às funcionalidades computacionais ao internauta com necessidades especiais auxiliando-o na navegação. Por fim, descrever um estudo de caso realizado no site da POSGRAP – UFS objetivando viabilizar à comunidade Sergipana à inclusão provendo acessibilidade aos produtos e serviços da UFS.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v2i1.28

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]