Regras de priorização no sequenciamento de produção flexível e número finito de centros de trabalho

Loana Wollmann Taborda, Adalberto Lovato, Sérgio Luiz Jahn

Resumo


Este trabalho foi desenvolvido em uma indústria do ramo metal mecânico, localizada região Noroeste do Rio Grande do Sul. Objetivou-se aumentar a produção diária total de um conjunto de máquinas diferentes num sistema de produção flexível. Utilizou-se o método de observação analítico. Programar o seqüenciamento da produção é uma das atividades mais complexas no gerenciamento da atividade fabril. É onde se determina o cronograma detalhado de atividades e quando elas devem ser iniciadas e terminadas. Mas isso não é o bastante, é necessário que haja sincronização entre as atividades, ou seja, se decida e estabeleça a ordem em que as tarefas serão executadas numa operação, máquina ou célula. O melhor sequenciamento foi encontrado com a utilização de um método heurístico. Observou-se ao final do trabalho, que a priorização de atendimento diferenciado nos centros de trabalho minimiza o tempo de fabricação de um conjunto.

Palavras-chave: programação da produção; sequenciamento; sincronização; priorização.

Texto completo:

PDF

Referências


AFT, L. S. Work Measurement & Methods Improvement. New York: Wiley, 2000, 452 p.

DAVIS, M. M.; AQUILIANO, N. J.; CHASE, R. B. Fundamentos da Administração da Produção. Trad. Eduardo D’Agord Schaan et al. 3.ed. Porto Alegre: Bookmann, 2001, 598 p.

DICTIONARY OXFORD. Advanced Learner’s. 1989

CORRÊIA, H.; GIANESI, I. Gestão de Operações. 2. ed. São Paulo: Edgar Blücher, 1998, 593 p.

GAITHER, N.; FRAZIER, G. Administração da Produção e Operaçãos. Trad. José Carlos Barbosa dos Santos. 8. ed. São Paulo: Pioneira Thomson, 2001. 598 p.

LOVATO, A.; EVANGELISTA, M.; GÜLLICH, R. Metodologia da Pesquisa: normas para apresentação de trabalhos: redação, formatação e editoração. 2 ed. Três de Maio: Setrem, 2007.

SIQUEIRA, L.; TORIHARA, R. T. Otimização de Sequenciamento de Tarefas. Disponível em http://www.epr.unifei.edu.br/TD/producao2002/PDF/Lucas%20e%20Roberto.PDF

Acesso em jun. 2008.

SLACK, N. et al. Administração da Produção. 2. ed.São Paulo: Atlas, 2002. 747 p.

WEISE, A. et al. Um estudo sobre o tempo-padrão no processo produtivo de recapagem de pneus em uma concessionária de veículos. Revista Gestão & Produção. v. 10 n. 1 p. 113-124, jan 2013. Disponível em: http://www.feevale.br/acontece/publicacoes-feevale/revista-gestao-e-desenvolvimento Acesso em: 04 mar. 2013.




DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v4i1.258

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]