Simulação no Hysys de uma planta de bioetanol
DOI:
https://doi.org/10.7198/geintec.v4i2.257Abstract
crescimento econômico brasileiro demanda cada vez mais energia e com isso a maior necessidade de combustíveis, porém o uso de combustíveis fosseis eleva os níveis de poluição devido aos gases gerados em sua queima. Impulsionando desta forma o uso de fontes de energia alternativas como os biocombustíveis, em que o etanol assume lugar de destaque por seu uso como combustível para automóveis. A produção do Bioetanol a partir da cana de açúcar vem aumentando, e para que seja possível suprir a crescente demanda de modo sustentável é necessário o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para o incremento na produção de etanol, tal como a produção de etanol via hidrólise de bagaço. Sendo assim este trabalho tem como objetivo a simulação e otimização energética de um processo de produção de bioetanol via hidrolise do bagaço acoplado a um processo convencional. Inicialmente foi simulado o processo de hidrolise, este é semelhante ao processo DHR (Dedini Hidrólise Rápida), ao qual foram adicionadas as etapas de deslignificação e pré-hidrólise. Como resultado desta etapa foi obtido o licor de hexoses que contem uma fração mássica de aproximadamente 9% em massa de glicose. Esta fração foi então integrada ao caldo de cana obtido do processo convencional, na etapa de fermentação. Com isso a quantidade de etanol produzida pela unidade tornou-se maior, porém houve maior consumo de energia mostrando a necessidade da otimização energética da planta, a qual foi feita através de um estudo baseado na metodologia Pinch. Este estudo avaliou os valores das correntes quentes e frias dos trocadores de calor da planta tornando possível a implementação de uma rede de trocadores de calor mais eficiente diminuindo assim o consumo energético.
References
CAMELO, M. C. S; Simulação de melhorias no processo de produção do etanol de segunda geração. Monografia (Graduação) | Departamento de Engenharia Química, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
CGEE. Avaliação da Expansão da Produção de Etanol no Brasil cgee 2004, Brasília, 2004.
DIAS, M.O.S.; Simulação do processo de produção de etanol a partir do açúcar e do bagaço visando a integração do processo e a maximização da produção de energia e excedentes do bagaço. Dissertação (Mestrado) | Faculdade de Engenharia Química, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
LIRA, R. L. T. C. Simulação e Otimização do processo convencional de produção de etanol hidratado e anidro. Monografia (Graduação) |Departamento de Engenharia Química, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
MEIRELLES, A. J. A. Expansão da produção de bioetanol e melhoria tecnológica da destilação alcoólica. In: FAPESP. Workshop do Projeto Diretrizes de Políticas Publicas para a Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo: Produção de etanol. Lorena, 2006.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista GEINTEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista GEINTEC, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Copyright: O termo de originalidade deve ser preenchido e submetido em documentos suplementares. Clique aqui para fazer o downloado do MODELO DO TERMO.