Controle de qualidade de processo: uma combinação hibrida de redes neurais e lógica fuzzy para a construção de cartas de controle

Maria Emilia Camargo, Ivonne Maria Gassen, Marcia Adriana de Oliveira Cerezer, Suzana Leitão Russo

Resumo


A nova ordem mundial vem se caracterizando cada vez mais por grandes mudanças tecnológicas e sociais e com o conseqüente aumento da competitividade na maioria dos setores da economia. Na disputa por novos mercados e na tentativa de manutenção das atuais posições, se faz necessário uma gestão eficiente e eficaz que garanta a continuidade do empreendimento no longo prazo, além do cumprimento de sua missão. Para que possam cumprir sua missão, as empresas necessitam cada vez mais de ferramentasrobustas para monitorar e avaliar os seus processos produtivos, sendo assim, o Controle Estatístico do Processo (CEP)em uma empresa constitui um fator de extrema importância principalmente se considerarmos o alto grau de competitividade dos mais diversos ramos de atividade e as exigências do mercado atual. Neste contexto, este artigo teve como objetivo desenvolver umametodologia para a construçãode gráficosde controle baseadas nos resíduos pela rede neuro-fuzzy, ou seja, um modelo hibrido. Após o ajuste de um modelo AR com intervenção, construiu-se a carta de controle para a gramatura da fiação.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v2i2.24

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. revistageintec@gmail.com