Prospecção tecnológica: utilização de alcaloides no tratamento da doença de Alzheimer

Francisco Rodrigo de Asevedo Mendes de Oliveira, George Laylson da Silva Oliveira, Marcus Vinícius de Oliveira Barros de Alencar, Johanssy da Silva Oliveira, Rivelilson Mendes de Freitas

Resumo


A Doença de Alzheimer (DA) é a desordem neurológica que mais acomete pessoas em todo o mundo. Atualmente, compostos naturais derivados de plantas como os alcaloides, podem ser uma alternativa promissora, eficaz e com menos efeitos adversos para o desenvolvimento de medicamentos para DA. O objetivo do presente estudo foi realizar uma prospecção tecnológica de alcaloides para o tratamento da DA, analisando a quantidade de registros de depósitos de pedido de patentes em cada país, por meio de bases nacionais e internacionais até o momento. Para isso, a prospecção foi realizada no Banco Europeu de Patentes, no banco da Organização Mundial de Propriedade Intelectual, no Banco Americano de Marcas e Patentes e no banco de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Brasil. A classificação internacional mais abundante nessa prospecção foi A61K. Considerando o ano, o maior número de patentes foi depositado nos últimos 20 anos. 53,85% das patentes encontradas foram depositadas nos Estados Unidos, seguido da Espanha com 23,07%, República da Coréia com 15,39% e África do Sul com 7,69%.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v4i3.239

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]