Utilização de kits como marcadores oncológicos para o câncer de mama: uma prospecção tecnológica

Antonio Luiz Gomes Júnior, Keylla da Conceição Machado, Kátia da Conceição Machado, Rivelilson Mendes de Freitas, Ana Amélia de Carvalho Melo Cavalcante

Resumo


O câncer de mama é a neoplasia maligna mais comum entre as mulheres e sua taxa de mortalidade ainda é alta. É essencial desenvolver ferramentas de diagnóstico mais sensíveis, que não só complementem a mamografia, mas também permitam a detecção e diagnóstico precoce do câncer de mama, permitindo uma terapia menos invasiva, levando a uma menor morbidade nessas pacientes, ao passo que se torna mais eficaz. O presente trabalho teve como objetivo realizar uma prospecção tecnológica dos kits de identificação de marcados oncológicos para o câncer de mama, por meio da verificação de pedidos de patentes nas bases de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO), Banco Europeu de Patente (EPO) e no Banco Americano de Marcas e Patentes (USPTO). Após a pesquisa foi constatado que apenas 34 patentes foram encontradas nos bancos de dados analisados, classificandos em classes diferentes, com maior prevalência para a C12Q. Contudo, em relação a aplicabilidade clínica do uso dos marcadores oncológicos no câncer de mama, ainda são necessários consideráveis investimentos para a obtenção de dados provenientes de novos estudos, visto que o câncer é um problema em ascenção.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v4i2.232

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]