Véritas Mouseion - dicionário eletrônico terminológico: ferramenta de formação de conhecimentos específicos da museologia

Irla Suellen da Costa Rocha, Romário Rodrigues Portugal, Sendy Santos Matos, Janaina Cardoso de Mello

Resumo


O presente artigo tem por objetivo apresentar o projeto “Véritas Mouseion – Dicionário Eletrônico de Termos Museológicos”, como também esclarecer as técnicas que serão utilizadas para o seu desenvolvimento. Nesta proposta de inovação tecnológica os dados em forma de tesauros serão utilizados no Dicionário Eletrônico de termos museológicos em língua portuguesa, ferramenta básica para o processamento automático de textos. A pesquisa de anterioridade verificou a inexistência de produto similar no Brasil e em Portugal. Frente a necessidade de armazenar, organizar e compreender informações na contemporaneidade, busca-se a criação de verbetes a partir do vocabulário já inicialmente catalogado no projeto “Mnemosine Digital – Banco de Dados sobre Museologia e Patrimônio” (2010-2011), realizado anteriormente pelo Grupo Estudos e Pesquisas em Memória e Patrimônio Sergipano (GEMPS/CNPq). Durante o texto são debatidos temas concernentes a formação teórica do dicionário como: Linguagem, Terminologia e aspectos sobre Museografia que fazem parte das representações culturais e lingüísticas da área.

Palavras – chave: Dicionário, Museologia e Terminológia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v2i1.23

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. revistageintec@gmail.com