Uso de produtos naturais para o tratamento de doenças infecciosas: prospecção tecnológica

Keylla Conceição Machado, Kátia Conceição Machado, Antonio Luiz Gomes Junior, Rivelilson Mendes Freitas

Resumo


O uso de produtos naturais demonstram uma grande dimensão e conscientização através da aplicação empírica da fitoterapia entre a população. Esses produtos estão frequentemente em testes para comprovar sua eficácia em diversas patologias, dentre elas, as doenças infecciosas que representam graves problemas de saúde pública. O presente estudo objetivou realizar uma busca de anterioridade e apresentar uma visão geral do estado atual do desenvolvimento tecnológico relacionado ao uso de produtos naturais para o tratamento de doenças infecciosas. A prospecção foi realizada tendo como base os pedidos de patente depositados em 4 bancos de dados analisados, sendo eles, Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) do Brasil, no European Patent Office (EPO), United States Patent and Trademark Office (USPTO) e World Intellectual Property Organization (WIPO). Após a pesquisa foi constatado apenas 20 patentes, demostrando que em 2008 foi observado o maior número de depósito e que os Estados Unidos se apresentam como o maior depositário, e demostrando a classificação internacional mais abundante foi A61K, que trata de preparações para finalidades médicas, odontológicas e/ou higiênicas. Contudo, foi observado que ainda existe um pequeno número de patentes, sendo necessário um interesse maior no uso de produtos naturais nessas doenças, que vem se manifestando cada vez mais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v4i1.216

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]