Monitoramento das tecnologias de briquetes através da análise de pedidos de patente

Mairim Russo Serafini, Mikele Candida Souza Sant’Anna, Nadjma Souza Leite, Danilo Francisco Correa Lopes, Gabriel Francisco Da Silva

Resumo


O briquete é um pequeno bloco de forma pré-definida, resultante da aplicação de pressão em uma mistura de finos de carvão ou biomassa com um aglutinante.  Conhecido também como madeira ecológica, o briquete é um combustível sólido de alto poder calorífico. A viabilidade técnica da produção desse combustível sólido, enquanto fonte renovável é capaz de atender à grande demanda incremental de energia no mundo. É importante ainda ressaltar a viabilidade econômica, as questões sobre sustentabilidade e a disponibilidade deste recurso para a geração de energia. Para a realização da busca de patentes utilizou-se a base da World Intellectual Property Organization (WIPO) e do Banco de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e o Escritório Europeu de Patentes (Espacenet). Avaliando o cenário mundial e brasileiro, no que concerne aos documentos de pedidos de patentes, podemos caracterizar a prospecção relativa à briquetes por estar em constante desenvolvimento.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v2i2.20

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]