Características da Propriedade Intelectual no Nordeste Através de Sites de Buscas Tecnológicas

Mairim Russo Serafini, Suzana Leitão Russo, Ana Eleonora Paixão, Gabriel Francisco da Silva

Resumo


Pode ser observado que houve avanços significativos das universidades brasileiras na participação em questões patentárias. A fim de tornar essa prática de pesquisas em bases patentárias mais comum, e descrever melhor a situação da propriedade intelectual na região Nordeste do Brasil, esse estudo objetivou a prospecção tecnológica de algumas Universidades dos estados que compõem essa região. Esta pesquisa consistiu no levantamento das informações na base do Escritório Europeu, Mundial e Brasileiro de Patentes. Podemos concluir que das bases pesquisadas, as Instituições dos estados do nordeste depositaram mais no INPI. Dos estados estudados Pernambuco foi o que teve maior número de depósitos acadêmicos e os depósitos foram realizados principalmente a partir de 2005 (coincidindo com a lei da inovação) e mais acentuadamente no ano de 2009.  A seção com maior aplicação foi a C, referente a área de química e metalurgia e a subclasse onde mais foi realizado os pedidos de depósitos foi a G01N. Assim, caracteriza-se a proteção da propriedade intelectual acadêmica na região nordeste do Brasil.


Palavras-chave


nordeste, bases patentearias, prospecção tecnológica

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v1i1.2

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. revistageintec@gmail.com