Prospecção tecnológica de sistemas mucoadesivos para doenças periodontais

Laisa Lis Fontinele, Francisco Rodrigo Asevedo, Hellen Kelen Medeiros, Livio Cesar Cunha

Resumo


As doenças periodontais abrangem diversas condições inflamatórias, com ou sem infecções, em torno do dente e gengiva, causando desconfortos e redução da qualidade de vida em 15% a 90% da população adulta no mundo. Para contornar esse problema, as formulações terapêuticas disponíveis foram tecnologicamente redirecionadas para a aplicação local na mucosa oral. Recentemente essa via ganhou um novo aliado, os sistemas mucoadesivos de liberação prolongada, permitindo maior tempo de ação com uma mesma aplicação, reduzindo desconfortos e aumentando a adesão. O objetivo do presente estudo foi realizar uma prospecção tecnológica, em bancos nacionais e internacionais, de sistemas mucoadesivos para doenças periodontais, analisando a quantidade e os tipos de registros de depósitos de pedido de patente depositados na atualidade. Neste trabalho, fornecemos um panorama geral do estado da arte em relação a este tema.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v3i4.197

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]