Produtos naturais aplicados a doenças negligenciadas: prospecção tecnológica

Johanssy da Silva Oliveira, Keylla da Conceição Machado, Rivelilson Mendes de Freitas

Resumo


A utilização de produtos naturais é uma alternativa inovadora para a pesquisa e desenvolvimento de novos fármacos direcionados para o tratamento de doenças tropicais negligenciadas. Estas correspondem a um grupo de enfermidades que possuem elevados índices de prevalência em países emergentes nos quais as condições sanitárias e de saúde são precária contribuindo assim para os padrões de morbimortalidade associados a esse grupo de doenças. Nesta perspectiva o desenvolvimento de novos protótipos farmacêuticos a base de produtos naturais é importante pois, contribui para o tratamento dessas enfermidades. Esta prospecção teve por objetivo realizar uma busca de anterioridade e apresentar uma visão geral do estado atual do desenvolvimento científico e tecnológico relacionado ao uso de produtos naturais com aplicações em doenças negligenciadas. Para tanto a prospecção foi realizada no banco de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, European Patent Office, United States Patent and Trademark Office e World Intellectual Property Organization. Foi verificado que é extensa a utilização de produtos naturais, mas, quando estes são aplicados a doenças negligenciadas é observada uma grande lacuna que pode ser preenchida com pesquisas e desenvolvimento tecnológico advindos da natureza com aplicações nessas doenças.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v4i2.192

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]