Políticas de incentivo à inovação tecnológica no Brasil - a interação das instituições científicas e tecnológicas com empresas: um estudo do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e das empresas do setor químico

Telma de Oliveira, Suzana Borschiver

Resumo


Esse trabalho tem comoobjetivo, analisar as interações de uma Instituição Científica e Tecnológica(ICT), o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), com as empresas do setorquímico, importante área de atuação da instituição. Visa também, avaliar oconhecimento dessas empresas, sobre as políticas de incentivo à inovação, equanto elas tem contribuído para a relação ICT - Empresa. Verificou-se quetanto por parte do INT quanto por parte das empresas, que a maior interaçãoocorre na prestação de serviços tecnológicos. Em relação às políticas deincentivo à inovação verificou-se que a Lei de Inovação e a recente criação daEmpresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - Embrapii ainda nãoimpactaram significativamente na realização de projetos conjuntos de P&D.Constatou-se que há por parte das empresas químicas, um maior interesse pelapolítica de incentivos fiscais (Lei do BEM), fato explicado pela busca namelhoria da competitividade das empresas do setor.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v3i3.173

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]