Avaliação de usabilidade de interfaces computacionais: uma prospecção tecnológica

Diego Santana Silveira, Maria Augusta Silveira Netto Nunes

Resumo


A usabilidade de interfaces computacionais tem grande impacto na aceitação e no sucesso de um site ou aplicação web. Diante disso, diversas soluções de suporte à avaliação de usabilidade de interfaces vêm sendo desenvolvidas. O objetivo deste estudo foi realizar uma prospecção tecnológica de softwares utilizados para avaliar o nível de usabilidade de interfaces de software, analisando a participação e o número de patentes depositadas pelos países até o presente momento. Para isso, a prospecção foi realizada por meio de buscas às bases de patentes do Banco Europeu de Patentes (EPO), do Banco da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO) e do Banco Americano de Marcas e Patentes (USPTO). A classificação internacional mais recorrente nessa prospecção foi G06F (que corresponde ao processamento elétrico de dados digitais). O maior número de patentes foi depositado nos últimos 10 anos. Entre os maiores depositantes estão Estados Unidos da América e Japão.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v3i3.171

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. revistageintec@gmail.com