Relationship between technological innovation and organizational performance

Uiliam Hahn Biegelmeyer, Maria Emilia Camargo, Mariane Camargo Priesnitz, Angela Isabel dos santos Dullius, Angela Pellegrin Ansuj

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre a inovação tecnológica e o desempenhoorganizacional, em empresasde tecnologia do Arranjo Produtivo Local, Trino Polo de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. A pesquisa é do tipo quantitativa de caráter descritivo, com corte transversal, a qual foi operacionalizada por meio de um levantamento do tipo survey, formado de 15 variáveis. A população é composta por todos os funcionários das empresas pertencentes ao Trino Polo. A amostra é probabilística eestratificada por tamanho de empresa. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário aplicado pessoalmente para 123 respondentes no período de 20 fevereiro à 30 de junho de 2019. Os dados foram tratados por meio de estatística descritiva e análise de modelagem de equações estruturais. A hipótese de que existe relação significativa entre a inovação tecnológica (produto e processo) e desempenho organizacional foi aceita ao nível de significância de 5%, no contexto das empresas detecnologia do Arranjo Produtivo Local Trino Polo.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v9i4.1414

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]