Registration and Use of the Brand as a Management Tool in a Cooperative of Women in the Amazon

Saulo Rafael Silva, Ana Paula Palheta, Adebaro Alves Reis

Resumo


Os empreendimentos de economia solidária necessitam cada vez mais de instrumentos de gestão para o desenvolvimento de seus negócios, incluindo ferramentas que auxiliem na criação e disseminação da identidade visual. Para enfrentar esse debate, o presente trabalho objetivou subsidiar o registro e uso da marca aplicada a uma cooperativa de economia solidária amazônica visando a agregação de valor aos produtos e serviços ofertados com características regionais. Para realizar a pesquisa de campo, foi feita a escolha da Cooperativa agroindustrial e extrativista das mulheres do município de Cametá - Pará. Inicialmente foi realizado o diagnóstico da cooperativa sobre o funcionamento, desafios, uso da marca e estratégias de fortalecimento. A partir de então foi feita uma análise técnica e jurídica da nova proposta de marca da COOPMUC, aprovada pelas sócias. Com essa etapa foi feito o protocolo do registro da marca COOPMUC para ser utilizada como ferramenta de agregação de valor aos produtos e serviços ofertados pelo empreendimento. Por fim, identificou-se que a cooperativa possui vários atributos positivos para a valorização de sua marca, para isso é necessário que sejam construídas ações de marketing objetivando dar visibilidade aos produtos e serviços agregados à marca e assim levarem ao conhecimento dos consumidores finais as vantagens e diferenciais do empreendimento.


Palavras-chave


Marca; Propriedade industrial; Registro de marca; Cooperativismo.

Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, L. R. V. A importância do design em uma cooperativa da agricultura familiar de mulheres. 107f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Castanhal, 2018.

CERANTOLA, A. A; FERRAZ, M. C. C. A notícia como fonte de informação em propriedade intelectual: um olhar sobre o tema marcas. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 14, n. 28, p. 135-149, out. 2009. ISSN 1518-2924. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/9235. Acesso em: 23 jan. 2019.

DEL-MASSO, M. C. S.; COTTA, M. A. C.; SANTOS, M.A.P. Ética em Pesquisa Científica: conceitos e finalidades, 2013. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/ 155306/ 1/unesp-nead_reei1_ei_d04_texto2.pdf. Acesso em: 17 mar. 2018.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (org.). Métodos de Pesquisa. 1ª Ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. Trad. Mônica Rosemberg, Claudio Freire e Brasil Ramos Fernandes. São Paulo: Pearson, 2006.

SEMPREBON, E.; PRADO, P. H. M. A Influência do Poder no Relacionamento entre Consumidor e marca. RAC, Rio de Janeiro, v. 20, n. 4, art. 1, pp. 389-411, Jul./Ago.2016 Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2016140112. Acesso em: 14 mar. 2018.

SOUZA, J. D. F.; LIMA FILHO, D. O. Desenvolvimento de marca para produtos rurais: um estudo multicasos em São Paulo e Mato Grosso do Sul. REDES, Santa Cruz do Sul, v. 17, n. 1, p. 55 – 69, jan/abr 2012.

STRUNCK, G. L. T. L. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso: um guia sobre o marketing das marcas e como representar graficamente seus valores. Rio de Janeiro: Rio Books, 2001.

TYBOUT, A. M.; CARPENTER, G. S. Criações e Gestão de marcas. In: IACOBUCCI, D. (org.). Os Desafios do Marketing. São Paulo: Editora Futura, 2001.




DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v9i3.1383

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]