Relationship between innovation and performance in agribusiness: A study with actors of the apple production chain

Gabriela Zanandrea, Maria Emilia Camargo, Priscila Bresolin Tisott, Marta Elisete Ventura da Motta, Ademar Galelli, Jonas Pedro Fabris

Resumo


 As constantes alterações no contexto organizacional têm instigado estudiosos a investigar os fatores que permitem alcançar níveis superiores de desempenho. Nesse contexto, a inovação tem sido considerada como propulsora para o desenvolvimento e crucial para as organizações sobreviverem. Desse modo, objetivo geral deste estudo foi analisar a relação entre inovação e desempenho na cadeia produtiva da maçã da Região Sul do Brasil a partir dos elos de produção e packing-houses. Para tanto, adotou-se uma pesquisa do tipo quantitativa-descritiva, investigado empiricamente através de uma survey, com 166 atores da cadeia produtiva da maçã, dos segmentos de produção e packing-houses dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os dados coletados foram analisados por meio de Modelagem de Equações Estruturais. Os achados do estudo apoiaram a relação hipotetizada que firmava a influencia positiva da inovação no desempenho de organizações da cadeia produtiva da maçã. Assim, esta pesquisa forneceu uma visão teórica e empírica que auxilia em um melhor entendimento sobre a importância da inovação, tanto de produto quanto de processo, como um meio de melhorar o desempenho de organizações.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v9i1.1378

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]