Triagem de tecnologias – ferramenta para a construção e gestão de um portfólio tecnológico robusto em inovação e transferência de tecnologia

Gennaro J. Gama, Patricia Magalhes Toledo, Derek Eberhart, Rachael Marie Widener

Resumo


A avaliação do potencial tecnológico, da patentabilidade e do potencial comercial de invenções desenvolvidas nas universidades é geralmente um processo muito difícil, muitas vezes sujeito a erros de avaliação. O principal problema enfrentado pelos NITs acadêmicos é o estágio muito incipiente das tecnologias desenvolvidas em universidades, que estão - normalmente - mais próximas do nível de uma descoberta do que a de um produto acabado. Ao longo dos anos, NITs americanos desenvolveram ferramentas que facilitam e trazem um pouco mais de precisão ao processo de avaliação. No Brasil, a INOVA-UniCamp foi a pioneira no desenvolvimento de tal ferramenta, apropriada à realidade nacional, aplicada ao seu portifólio tecnológico.   Estas ferramentas são chamadas "formulários de triagem", dois dos quais são introduzidos aqui para a comunidade brasileira de transferência de tecnologia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v3i2.135

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]