Mecanismos de interação universidade-empresa: uma iniciativa no setor de P&G do estado de Sergipe

Felipe Andrade Martins, José Ricardo Santana

Resumo


A interação entre universidades e empresas é um fator importante no processo da inovação, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países, guardando especificidades quando se consideram os distintos setores de atividade, especialmente aqueles de maior densidade tecnológica. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar a dinâmica dessa interação, com um foco específico para o setor de Petróleo e Gás Sergipano. Para tal objetivo, foram aplicados questionários em algumas empresas da Rede Petrogás/SE e em alguns grupos de pesquisa da Universidade Federal de Sergipe, abordando questões relacionadas à inovação e a interação entre esses agentes. Diante das situações constatadas, foram desenvolvidas algumas ações no sentido de amenizar as dificuldades relatadas decorrentes da inexistência de informações científicas e tecnológicas. Os resultados obtidos mostram a importância dada à inovação e apresenta um mecanismo para aprimorar a interação tecnológica entre os agentes.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v3i3.132

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]