Desenvolvimento de dispositivo eletromagnético para prevenção do processo de incrustação em dutos de petróleo

Fernanda Cavalcante, Geane da Cruz Santana, Eduardo de Morais Chaves, Karina Araújo Kodel, Divanízia Nascimento Souza

Resumo


A formação de incrustações minerais é um dos problemas mais comuns em indústrias de petróleo em todo o mundo e apesar da grande evolução tecnológica esse problema ainda permanece sem uma solução efetiva. O presente trabalho busca propor uma sistematização para a caracterização da composição das incrustações minerais que ocorrem em poços de petróleo, pois conhecer tal composição é determinante para utilizar a tecnologia a favor da indústria de petróleo. Para tanto, fez-se a caracterização da água produzida: pH, composição e concentração de íons por cromatografia de troca iônica e a viscosidade dinâmica, como objetos de análises futuras da ação do campo magnético na evolução das incrustações em campo de petróleo. E se estudou, através da fotocatálise, a possibilidade da degradação de poluentes orgânicos que podem influenciar nos processos incrustativos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v2i1.13

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. revistageintec@gmail.com