Monitoriamento do processo de produção do PHB

Paulo Leonardo Ribeiro, Janice Izabel Druzian

Resumo


A prospecção em questão aborda o estudo tecnológico do monitoramento do processo de produção do polihidroxibutirato (PHB), usando como fontes de informações as bases de patentes. Para tanto, foram analisados banco de dados do Espacenet (EP). Os dados foram obtidos utilizando-se como palavras-chave “polyhydroxyalkanoate”, “polyhydroxybutyrate” e “polyhydroxyvalerate” e o código internacional C08L67, obtendo-se deste modo um total de 376 documentos, retirando-se os documentos em duplicata através do software Microsoft Excel, quantificaram-se 198 patentes. Quanto às análises referentes à evolução anual das patentes, 8,5% foram depositadas em 2000, 17,7% no período de 2007 a 2008 e 8,1% em 2012. Os Estados Unidos (35% de depósitos), o Japão (33%) e a China (16%) são os três países com maior número de documentos patenteados, destacando-se as instituições com seus respectivos inventores, as americanas Gamble & Procter (Harry Melik) e Metabolix® (Isao Noda) e a japonesa Canon® (Yano Tetsuya).

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v3i2.121

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]