Como Estou? Uma Ferramenta para Apresentar o Estado de Espírito num Ambiente Virtual de Aprendizagem

Lílian Gomes de Azevedo, Glaucio José Couri Machado

Resumo


Atualmente a educação a distância via internet esta em ascensão com o uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), como o Moodle, que leva o ensino a qualquer lugar. Mas, esses ambientes pouco demonstram os aspectos afetivos dos usuários. Assim, o presente trabalho tem o intuito de auxiliar a construção de um plugin, onde o aluno demostra através de emoticons o seu estado de espírito naquele momento. Através do embasamento bibliográfico no campo da educação, psicologia, sociologia e informática. Como resultado da pesquisa constatou que os sistemas que percebem as emoções favorecem a interação dos participantes e ações pedagógicas, facilitando assim a aprendizagem dos alunos. Além de tentar acabar com o mito existente que na educação a distância o aluno fica isolado e que não interagem emocionalmente com os colegas. E a confecção do plugin veio auxiliar nas possibilidades comunicacionais entre os sujeitos envolvidos na EAD Online, particularmente, usuários do Moodle.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v1i2.12

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. revistageintec@gmail.com