Mapeamento de patentes e artigos sobre tecnologias de obtenção de celulose utilizando líquidos iônicos

Emanoel Igor Oliveira, Silvana Mattedi, Nadia Mamede José

Resumo


O uso de líquidos iônicos no tratamento da biomassa vegetal lignocelulósica para obtenção de celulose e derivados tem sido explorado como uma alternativa de menor custo e menor impacto ambiental. Por ser uma tecnologia ainda em fase de desenvolvimento, foram encontradas poucas patentes tanto em escala mundial quanto nacional. Estados Unidos, Alemanha, Holanda e Japão são os principais detentores, não havendo ainda uma empresa que domine o setor. Apesar de haver uma diminuição no número de patentes depositadas nos últimos anos, o aumento no número de artigos publicados indica uma tendência de crescimento patentário no futuro.


Palavras-chave


cellulose; ionic liquid; biomass.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v8i3.1183

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. revistageintec@gmail.com