Gestão da segurança da informação: caracterização da incubadora tecnológica de Santa Maria

Ani Caroline Grigion Potrich, Kelmara Mendes Vieira, Raul Ceretta Nunes

Resumo


O presente trabalho insere-se no debate sobre a gestão da segurança da informação, caracterizando este processo nas empresas incubadas e graduadas da Incubadora Tecnológica de Santa Maria (ITSM), salientando a percepção dos gestores das empresas no que tange a importância e utilização de mecanismos para gerir de forma segura suas informações. Assim, a pesquisa foi dividida em duas etapas, sendo a primeira exploratória e qualitativa e a segunda descritiva e quantitativa. A amostra utilizada nesse estudo foi denominada probabilística e o universo em questão foram todas as empresas incubadas e graduadas que continuam ativas participantes da ITSM, sendo o questionário utilizado como instrumento de coleta de dados. Contatou-se que a maioria das empresas possui recursos de tecnologia da informação, consideram importante o envolvimento da alta direção nesta gestão, porém a minoria efetivamente realiza uma gestão de segurança das informações, tendo como principal fator inibidor para usá-la a falta de conhecimento na área.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v3i2.118

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]