Formulações farmacêticas contendo monoterpenos: uma prospecção tecnológica

Mayara Ladeira Coêlho, Antônia Amanda Cardoso de Almeida, Rusbene Bruno Fonseca de Carvalho, Rivelilson Mendes de Freitas

Resumo


Atualmente, a busca de novos produtos farmacêuticos a base de plantas revela uma alternativa ao desenvolvimento da indústria farmacêutica nacional. Nesse sentido, os monoterpenos são hidrocarbonetos derivados de plantas medicinais que já possuem diversos estudos sobre suas propriedades  farmacológicas. O objetivo desse trabalho foi realizar uma prospecção tecnológica de formulações monoterpênicas, analisando a participação do país e o estado da arte nos depósitos de pedidos de patentes em bases nacionais e internacionais até o momento. Para isso, a prospecção foi realizada no Banco Europeu de Patentes, no banco da Organização Mundial de Propriedade Intelectual, no Banco Americano de Marcas e Patentes e no banco de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Brasil. As classificações internacionais mais abundantes nessa prospecção foram A01N, A61K e C09D. O maior número de patentes foi depositado nos últimos 10 anos. Dentre os maiores depositários, estão China e Oficina Internacional da Organização Mundial de Propriedade Intelectual.

Texto completo:

Sem título () PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v3i3.117

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]