Estudo de viabilidade financeira para instalação de rádio enlace na rede de telefonia móvel

Authors

  • Fernando Cesar da Cruz Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
  • Stéfano Frizzo Stefenon Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) http://orcid.org/0000-0002-3723-616X
  • Rafael Gattino Furtado Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
  • Graciela Alessandra Dela Rocca Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
  • Fernanda Cristina Silva Ferreira Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)

DOI:

https://doi.org/10.7198/geintec.v8i3.1143

Keywords:

radio link, cellular telephony, economic viability.

Abstract

Este artigo avalia a instalação de um sistema de rádio enlace na rede de telefonia móvel, visando uma melhoria nos equipamentos de telefonia celular objetivando uma qualidade do sistema e uma redução de custos para a operadora. A proposta é substituir a rede de transmissão de voz e dados que é alugada, através do sistema de par metálico com sistema de modem SHDSL, que além de fornecer uma banda de dados pequena tem um alto custo mensal para a operadora de telefonia. Realizou-se um estudo de viabilidade em oito sites (torres) da operadora, nas cidades de Caçador e Videira em Santa Catarina região meio oeste do estado. A viabilidade econômica comprova que com o investimento para a instalação de novos equipamentos de transmissão há uma redução de custos e melhoria no sistema de telefonia celular para a operadora.


Author Biographies

Fernando Cesar da Cruz, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)

Graduação em andamento em Engenharia Elétrica. Possui ensino medio no colegio industrial de lages (2001). Atualmente é Técnico em Telecomunicações da Huawei do Brasil Telecomunicações, São Paulo. Tem experiência na área de Microeletrônica.

Stéfano Frizzo Stefenon, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)

Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Regional de Blumenau (2012), especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade do Planalto Catarinense (2018), mestrado em Engenharia Elétrica (Sistemas de Potência) pela Universidade Regional de Blumenau (2015). Atualmente cursando Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Professor no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em cursos técnicos e de qualificação profissional. Professor na Universidade do Estado de Santa Catarina no curso de graduação em Engenharia de Produção e Sistemas. Professor e coordenador do curso de graduação em Engenharia Elétrica na Universidade do Planalto Catarinense. Membro do Projeto Associado em Rede Interdisciplinar em Sistemas Produtivos - PPGISP, submetido à avaliação da CAPES. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com foco em classificação de isoladores, inspeção do sistema elétrico de potência, viabilidade técnica e econômica em atualização tecnológica industrial. Líder do Grupo de Pesquisa Avançado em Sistemas Elétricos (GPASE) da Universidade do Planalto Catarinense. Registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) no Estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Rafael Gattino Furtado, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)

Rafael Gattino Furtado é mestrando em Engenharia do Conhecimento no PPG em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é também bacharel em Informática (2002), especialista em Redes e Sistemas Distribuídos (2005) com atualização de Especialização no módulo de Formação Continuada do Magistério Superior (2007), todos pela UNIPLAC; também é especialista em Gestão Pública pelo IFSC (2011), e especialista em Planejamento, Implementação e Gestão de EaD pela UFF (2015). Atualmente desempenha as funções de Analista de Sistemas pelo Ministério Público de Santa Catarina (desde 2005), e Professor de nível superior na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) (desde 2006). Também é membro da equipe de Educação a Distância na UNIPLAC (desde 2012), todos em Lages/SC. Trabalha com Tecnologia da Informação desde 1999, tendo experiência principalmente no Desenvolvimento de Sistemas de Informação, Redes de Computadores, Educação a Distância, Informática Aplicada à Educação e Gestão de TI. É músico contrabaixista nas horas vagas.

Graciela Alessandra Dela Rocca, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e mestrado em Economia Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina concluído em (2003). Experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial e Estudos Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: economia solidária, engenharia econômica, gestão financeira de empresas, processo de formação de empresas, microeconomia, macroeconomia, economia monetária, economia do setor público, teorias econômicas, formação de desenvolvimento regional econômico, modelos de equilíbrio geral e equilíbrio de mercado. Professora da UNIPLAC e professora do EAD DO IFSC, cursos de especialização em gestão pública e ciências - ensino de matemática e atuo como pesquisadora. Participo atualmente no processo de incubação de IES, trabalhando com o tema de economia solidária e no NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICAS PUBLICAS, GESTÃO E SUSTENTABILIDADE, do(a) Universidade do Planalto Catarinense.. Participei no projeto Minha Casa, minha vida contratada pelo Instituto Painel e em outros projetos de pesquisa. Membro da associação de economistas da região Serrana, no cargo de vice - presidente. Delegada do Corecon de Lages de junho de 2013 a fevereiro de 2016.

Fernanda Cristina Silva Ferreira, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é professora titular da Universidade do Planalto Catarinense e professora substituta da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia Química com ênfase em Tratamento enzimático de fibras de algodão e na área de Química com atuação principalmente nas áreas de Meio Ambiente, Produtos Naturais e Biocatálise.

References

Agência Nacional de Telecomunicações. Recuperação de Frequências. Disponível em: <http://sistemas.anatel.gov.br/stel/Consultas/RecuperacaoFrequencias/tela.asp? SISQSmodulo=9896>. Acesso em: 26 out. 2015.

AGOSTINHO, Fábio Ribeiro et al. Estudo sobre a viabilidade financeira na atualização tecnológica de uma planta fabril: Utilização de motores elétricos de alta eficiência e iluminação LED. Revista Espacios, v. 38, n. 12, p. 5-17, 2017.

FERRARI, Antonio Martins. Telecomunicações: evolução e revolução. Érica, 2003.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GOOGLE EARTH. Veja o mundo de uma nova perspectiva. 2017. Disponível em: <https://www.google.com/intl/pt-BR/earth/>. Acesso em: 17 mar. 2017.

GOOGLE EARTH BLOG. Fresnel Zones in Google Earth. 2018. Disponível em: <https://www.gearthblog.com/>. Acesso em: 17 mar. 2018.

GODINHO, Silvio Martins et al. Análise de viabilidade econômica voltado para a redução de consumo de energia elétrica em uma linha de produção de uma indústria de cerveja. Revista Espacios, v. 38, n. 36, p. 1-13, 2017.

HARDWARE. Transferência de informações no rádio enlace. 2018. Disponível em: <http://www.hardware.com.br/>. Acesso em: 17 mar. 2018.

MIYOSHI, M.; SANCHES, A. C. Projetos de Sistemas de Rádio. 4 ed. São Paulo: Editora Érica, 2010.

PIAU, Diego de Brito. Projeto de dimensionamento de enlace de rádio associado a atenuações devido à chuva utilizando Celplan e Pathloss. 2013. 146 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.

RIGHEZ, Francisco Oscar et al. Análise de Viabilidade Técnica e Financeira de um Site de Internet Banda Larga Fixa. Revista GEINTEC-Gestão, Inovação e Tecnologias, v. 6, n. 4, p. 3537-3552, 2016.

SANCHES, Carlos Alberto. Projetando redes WLAN: conceitos e práticas. 2 ed. São Paulo: Editora Érica, 2007.

STEFENON, Stefano Frizzo et al. Diagnostic of Insulators of Conventional Grid Through LabVIEW Analysis of FFT Signal Generated from Ultrasound Detector. IEEE Latin America Transactions, v. 15, n. 5, p. 884-889, 2017.

TUDE, Eduardo. Enlace rádio digital ponto a ponto. 2004. Disponível em: <http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialrdig/default.asp/>. Acesso em: 17 mar. 2018.

UNDER-LINUX. Telefonia móvel ponta a ponta. 2009. Disponível em: <https://under-linux.org/>. Acesso em: 17 mar. 2018.

Published

2018-09-14

Issue

Section

Innovative science and technology