Management Of Intellectual Property In A Multicampi Teaching, Science And Technology Institution

Anete Santos Santos, Vivian Patrícia Fernandes Suzart Cavalcanti, Núbia Moura Ribeiro, Wagna Piler Santos

Resumo


A gestão da propriedade intelectual e a transferência de tecnologia passaram a constar da pauta das instituições de ciência e tecnologia a partir da Lei da Inovação, publicada em 2004. Nesse artigo é apresentada a trajetória de uma dessas instituições, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), na implantação do setor responsável por esta gestão, com experiências que corroboram para o fortalecimento da pesquisa e da inovação tecnológica. Para uma instituição multicampi, esse processo de gestão, decorrente da pesquisa e desenvolvimento de produto ou processo científico e tecnológico em um ambiente apropriado, deve ser bem estruturado, dando visibilidade a pesquisa em todos os campi envolvidos. Tal gestão é um grande desafio, sobretudo quando o arranjo institucional inclui o multi campismo. O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), setor que acompanha o processo de inovação, propriedade intelectual e transferência de tecnologia, planeja e executa diversas ações, a fim de apropriar o bem intangível, salvaguardando direitos inerentes ao bem e propiciando que essa tecnologia ultrapasse as barreiras institucionais, alcançando a sociedade, contribuindo direta ou indiretamente como o crescimento da economia no país.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v9i2.1103

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. revistageintec@gmail.com